segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Vida Tem Contrários

Quando a crise se abate repentinamente sobre nós ou sobre aqueles que amamos, ela desperta em nós uma série de emoções, desde o sentimento de culpa por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer, até a revolta contra Deus por ter permitido que tal tragédia acontecesse.

Perguntar ‘Como pôde Deus deixar que isso acontecesse comigo’ não leva a nada. É a pergunta errada, é uma pergunta que não tem resposta. E mesmo que pudéssemos descobrir quem foi o culpado… e dai?
Essas coisas não podem ser explicadas e não podem ser compreendidas. A verdadeira pergunta é: o que fazer agora?
Será que conseguimos aceitar o fato de que esta vida é imperfeita? Será que conseguimos amá-la assim mesmo, simplesmente porque é a única que temos? Será que conseguimos reconhecer a capacidade de amar como armas que Deus nos deu para que possamos continuar a viver num mundo que não é de todo justo e perfeito? Quantos de nós já não fomos esmagados pela tragédia, quantos não vivenciaram um acontecimento cruel e absurdo que fez desmoronar nosso mundo, quantos de nós não foram machucados no caminho.

Fábio de Melo diz que quando os nossos pés descalços se colocam diante das duras pedras do sofrimento, quando a fragilidade de nossa condição nos leva a trilhar o inevitável caminho das sombras, quando a vida nos revela que somos portadores de uma essência de vidro, é importante que a gente se livre de pressa da facilidade das respostas prontas, porque diante da dor sofrida, mais vale um silêncio, uma pausa, que uma palavra inoportuna.

A vida é feita de avessos, de contrários. Há uma canção de Fábio de Melo muito significativa para mim que diz : “ Só quem já provou a dor, quem sofreu, se amargurou, viveu a cruz e a vida em tons reais. Quem no certo procurou, mas no errado se perdeu, precisou saber recomeçar. Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar. Porque encontrou na derrota algum motivo para lutar. E assim viu no outono a primavera, descobriu que é no conflito que a vida faz crescer. Que o verso tem reverso, que o direito tem o avesso. Que o de graça tem seu preço, que a vida tem contrários e a saudade é um lugar que só chega quem amou e o ódio é uma forma tão estranha de amar.
Que o perto tem distâncias e o esquerdo tem direito. Que a resposta tem pergunta e o problema, a solução e o amor começa aqui, no contrário que há em mim. E a sombra só existe quando brilha alguma luz.

Só quem soube duvidar, pôde enfim acreditar. Viu sem ver e amou sem aprisionar. Quem no pouco se encontrou, aprendeu multiplicar. Descobriu o dom de eternizar. Só quem perdoou na vida sabe o que é amar, porque aprendeu que o amor só é amor se já provou alguma dor. E assim viu grandeza na miséria. Descobriu que é no limite que o amor pode nascer”.

A vida é assim, feita de contrários, reinventada dia após dia quando somos capazes de percorrer becos comuns, encontrar pesoas comuns com dilemas comuns e na finitude do instante compreender o eterno.

Nesta manhã de segunda feira acordei com uma canção na mente. O som da canção entoada em capela trouxe a memória homens simples que me ensinaram a atitude do êxodo e do êxtase – uma canção que explica com maestria o sentido do amor. Os avessos nos tornam humanos, os contrários nos conferem um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la.

A vida é uma colcha de retalhos e muitas vezes ficamos com nosso retalhinho na mão sem saber onde iremos colocá-lo, mas estes retalhos por mais tingidos de dor e por mais trágico que possa nos parecer, estão prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixamos demorar em nós.
Encerro com um trecho da canção trazida a minha memória nesta manhã: “ (…) Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Puxe a corda do SINO


Puxe A Corda Do Sino
“Alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor. Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente” (1 Crônicas 16:10, 11).
“A oração puxa a corda embaixo e o grande sino toca em cima junto às orelhas de Deus. Alguns tocam o sino fracamente, pois, suas orações são desanimadas; outros dão apenas um puxão ocasional na corda. Porém, aquele que se comunica com o Céu é o homem que pega a corda corajosamente e puxa continuamente com toda a sua força.”
Com que disposição temos puxado a corda do grande sino de comunicação com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? Quanto mais puxamos essa corda, mais comunhão temos com Deus.
Quanto mais comunhão temos com o nosso Pai celestial, mais bênçãos recebemos aqui neste mundo. E essa é a razão de nossa grande felicidade.
Se estamos desanimados, mais motivos temos para puxar a corda do sino. As mãos estendidas do Senhor nos estimulam, nos alegram o coração, nos mostram que sempre haverá esperanças e que a vitória logo chegará. Portanto, nada de tristeza ou frustração — puxemos com força a corda do sino.
Quer esteja alegre ou triste, busque ao Senhor. Quer tenha os sonhos já realizados ou muitos ainda por realizar, busque ao Senhor. Ele é o nosso socorro, nosso Amigo verdadeiro, nosso companheiro em qualquer situação.
Se você começar a sentir que está se cansando de tudo, puxe a corda do sino. Se a paz está lhe fugindo, puxe a corda do sino. Se seu amor a Deus e ao próximo está cada vez mais fraco, puxe a corda do sino. Se está se sentindo cada vez mais só, puxe a corda do sino. Deus ouvirá você, lhe socorrerá e um manancial de júbilo começará a jorrar de seu interior. Enquanto o sino estiver tocando, o sol das bênçãos de Deus estará brilhando intensamente em sua vida.
Não desanime jamais — puxe a corda do sino.

Por Paulo Barbosa

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O ENCONTRO COM DEUS

Gênesis 32.22-32


Introdução

Nesta noite, eu quero compartilhar com você esse texto da Bíblia, que fala do encontro de Jacó com Deus.

Há encontros que são tremendos! Eu sempre me emociono quando um programa de TV localiza um filho ou uma filha, ausente de casa 20 anos... 20 anos sem ver pai, sem ter notícias da mãe... 20 anos sem conhecer os irmãos, então, depois de todo esse tempo, é promovido o encontro dos dois: do filho com seus pais ou, da mãe com sua filha... Ah! como são emocionantes esses encontros! Geralmente, até o índice da audiência desses programas, sobe em momentos assim...

Mas, talvez você não faça idéia, o encontro mais tremendo de todos, é o encontro do homem com Deus... é o encontro da criatura com o Criador.

Algumas coisas acontecem quando nós nos encontramos com Deus... eu quero mostrar essas coisas.

A primeira coisa que o texto mostra, é que: Quando você tem um encontro com Deus:

Você É Quebrantado

Deus deslocou Jacó... lemos no v.25: “...tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa”. Deus quebrantou Jacó...

A primeira coisa, portanto, que o texto aponta é essa: o quebrantamento.

Quebrantamento é algo humilhante e doloroso; é quando o nosso obstinado e resistente EU é quebrado, perdendo seus direitos, deixando sua glória e assumindo de diante de Deus o seu verdadeiro lugar.

Essa é a primeira coisa que nos acontece quando nós temos um encontro com Deus. Deus nos quebranta.

E na Bíblia, lemos que quem tem o coração quebrantado, tem a Deus por perto.

No Sal 34.18, lemos isto: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. E no Sl 51.17, lemos que: “...um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”.

Quebrantamento fala de a gente vencer o orgulho, a soberba... a independência... mas a gente só vence, nós somente vencemos, quando deixamos Deus nos vencer.

Enquanto permanecemos achando que não dependemos de Deus, que não devemos obediência a Deus, e que podemos viver guiados por nossa própria vontade, não estamos no ponto de Deus nos abençoar.

Mas quando você tem um encontro com Deus, você é desarmado... você não tem glórias para contar... você não tem merecimentos... isso quebranta você...

E quando você é quebrantado, então, Deus surpreende você... Ele fica mais perto e passa a inundar a sua vida com o Seu poder.

Foi compreendendo isso que uma irmã declarou certa vez: “Quanto menores formos, mais espaço Deus terá”.

Uma pessoa quebrantada é como aquele ponto mais baixo no chão... as águas sempre procuram o ponto mais baixo e lá se estocam... pois é assim que se passa conosco: no momento em que Deus achar você humilhado, achar você vazio de si mesmo e, quebrantado, esse será o momento em que a glória de Deus vai vir e o poder de Deus inundará a sua vida! Aleluia!

Isso é quebrantamento.

A segunda coisa que lemos nessa passagem, é que quando você tem um encontro com Deus:

Você Passa a Não Abrir Mão da Bênção

É quando, no v.26, lemos que Jacó disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

Isto nos mostra que Jacó, tendo um encontro com Deus, não abriu mão da benção de Deus sobre a sua vida.

Ele já estava quebrantado... já havia se visto só e desamparado... sem méritos... então clama intensamente: “Oh! Deus, não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

Há coisas na nossa vida que podem esperar... às vezes é a compra de um carro, de um terreno, de um curso de vestibular... de uma viagem... um computador, uma reforma em casa...

Sonhamos com cada uma dessas coisas, mas elas podem esperar até que chegue uma hora mais oportuna... podemos, até mesmo, se necessário, abrir mão de cada uma delas!

Mas nós, não podemos abrir mão da benção de Deus sobre nossa vida. A Bênção de Deus é inegociável – devemos querê-la a todo custo!

Sim, há coisas muito importantes, mas que não são mais importantes do que isto: a bênção de Deus sobre a nossa vida... por isso que Jacó disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.

A terceira coisa que acontece quando você tem um encontro com Deus (...a primeira é quebrantamento, a segunda é a benção de Deus), a terceira coisa que notamos aqui, é que:

3- Você Tem o Seu Caráter Mudado Por Deus

Lemos aqui na Bíblia, v.28, que Deus mudou o caráter de Jacó.

Porque lemos isto: “Qual é o seu nome?” ...era Deus perguntando, e quando Deus pergunta pra ele “qual é o seu nome?”, ele diz “é Jacó... O meu nome é Jacó”.

Nesse tempo da Bíblia, a pessoa recebia o nome que caracterizava o seu caráter. O nome do homem aqui era Jacó... um nome que significa “suplantador, enganador”. Jacó significa pisar, levar vantagem... esse era o nome do caráter de Jacó.

Deus pergunta o nosso nome!

E sabe, para Deus, mais importante do que o nome da nossa identidade, mais importante que o nome do nosso RG ou da nossa Certidão de Nascimento, é o nome do nosso caráter.

Então, quando Deus perguntou pro homem: “Qual é o seu nome?” e ele disse: “É Jacó”, isto é como se ele estivesse dizendo pra Deus: “eu sou enganador... eu sou aquele que mete os pés, que se impõe, que tira vantagem...”.

Mas Deus disse pra ele [aleluia!]: “De hoje em diante, não te chamarás mais Jacó, mas Israel, filho de Deus, príncipe de Deus!” ...é Deus mudando o nosso caráter.

Eu creio que Deus está confrontando você e perguntando: “Qual é o seu nome?”.

E Deus não quer que você diga qual é o nome da sua identidade, mas o nome do seu caráter.

O que você responderia a Deus?

Meu nome é mentiroso? ...porque tenho mentiras: minto para meu marido/esposa... minto para meus pais... minto para a igreja... e minto nos negócios...

Qual é o nome do seu caráter? ...Deus pergunta, e o que você diria?

Meu nome é estúpido? ...porque sou grosso como pai, ou uma mãe ignorante...

Meu nome é desonesto? ...porque vendo gato por lebre, sonego, roubo do patrão...

Ou você diria: Meu nome é adúltero? ...porque tem "casos" extraconjugais que ninguém sabe...

Agora, Deus só muda o nome do nosso caráter, se a gente tiver a coragem de admitir pra Ele qual é esse nome.

Há uma história, muito conhecida, de um general chamado Alexandre - Alexandre, o Grande. Conta-se que quando o general Alexandre estava passando a sua tropa em revista (exigente como era, muito rigoroso), ele observou que havia um soldado que não estava em posição de sentido, que não estava bem trajado... e o general, Alexandre – O Grande, perguntou pra ele: “Soldado, qual é o seu nome?” O general Alexandre, olhando aquele jovem, ouviu dele a resposta... o jovem, gaguejando respondeu: “A-A-Alexandre, senhor”. Alexandre, o Grande, tornou a perguntar: “Soldado, qual é o seu nome?” E ele disse: “A-a-a-lexandre, senhor”. Então, o general falou: “Soldado: ou você muda de nome, ou muda de posição”.

Muitas vezes, Deus pergunta qual é o nosso nome, e nós respondemos: “Cristãos, Senhor... Meu nome é cristão, certinho... o tipo que é de casa pro trabalho e do trabalho pra casa...”

Mas, Deus, talvez, tenha que dizer pra nós: “Ou você muda de nome ou muda de posição”.

É isto, exatamente, o que Deus mais quer fazer em nós: mudar o nome do nosso caráter – de enganador, Deus quer nos fazer conhecidos com um novo nome: filhos de Deus, príncipes de Deus!

No encontro do homem com Deus, portanto, é assim: Deus quebranta o nosso coração, Deus nos abençoa, Deus muda o nosso caráter...

E, em último lugar, esse texto da Bíblia, no v.31, mostra que Jacó mancava da sua coxa... isso quer dizer que, num encontro com Deus:

4- Você Passa a Andar Diferente

No v.31, lemos: “Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa”.

Isto significa dizer, que Deus altera a nossa forma de andar... a gente passa a caminhar diferente.

O nosso comportamento é mudado, as nossas atitudes são mudadas, são transformadas, a partir do nosso encontro com Deus.

Jacó, antes de ter seu encontro com Deus, vivia suplantando, enganando... porém, com o encontro com Deus, ele se torna príncipe – o significado disso é que todos podiam notar a marca de Deus na maneira como, agora, Jacó vivia.


Conclusão

Você ouve esta palavra... eu queria que você refletisse e pensasse, se você deseja ardentemente ter um encontro com Deus.
Saiba que a primeira coisa que vai acontecer na sua vida, é que Deus vai quebrantar o seu coração.
A segunda coisa é que você não vai abrir mão da benção de Deus na sua vida.
A terceira coisa é que Deus vai mudar o seu caráter, mas não se esqueça: Deus só muda o nome do nosso caráter, se a gente tiver a coragem de admitir pra ele “Qual é nosso Nome”.
E Deus, talvez, esteja perguntando pra você “qual é o seu nome?”
Jacó respondeu “suplantador, enganador” ...mas Deus mudou pra Israel, príncipe, filho de Deus!
Talvez, você tenha que dizer o mesmo nome, ou outro nome do seu caráter... mas Deus quer mudar.
Em último lugar, Jacó mancava, Jacó passou a andar diferente.
As pessoas percebem essa mudança, esse quebrantamento, essa benção de Deus na sua vida...
As pessoas irão perceber que Deus mudou seu caráter, porque você está andando diferente... e quando perguntarem pra você, “O que aconteceu?”, você vai dizer: Eu tive um encontro com Deus.

O Impossível torna-se fácil




Reflexão – O Impossível Torna-se Fácil


“Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26).

George Balanchine, o grande coreógrafo, faleceu em 30 de abril de 1983, com 79 anos de idade. “Sr. B”, como era carinhosamente conhecido por seus dançarinos, “possuía um poder mágico sobre seus artistas. Ele lhes mostrava como fazer os impossíveis parecerem fáceis.” (Diário Wall Street,
05/05/1983)

Podemos aproveitar esta notícia de jornal, concernente ao mundo dos espetáculos, para refletir sobre nosso relacionamento espiritual com o Senhor Jesus. Haveria alguma coisa difícil para Ele? Poderíamos dizer que uma situação seria impossível de ser resolvida por Ele?

E se todas as coisas lhe são possíveis, por que desanimamos com facilidade? Por que curvamos nossas cabeças como se estivéssemos conformados com a derrota? Por que continuamos murmurando pelos cantos em vez de estar cantando e louvando a Deus?

Se somos capazes de ir à igreja, de glorificar o Seu nome, de ler a Sua Palavra e conversar com o Senhor em oração, por que não colocamos em prática a nossa fé? Precisamos dar um basta na incredulidade e saltar sobre as pedras das decepções. Elas não devem ter poder para nos fazer desistir.

Elas não podem tirar a nossa motivação. Elas não podem apagar o nosso sorriso. Elas não conseguirão evitar as nossas conquistas.

Quando estivermos enfrentando grandes crises, precisamos lembrar que grande não é o nosso problema e sim o nosso Deus que a todos soluciona.

Tudo é possível para o Senhor! Tudo é possível para nós que cremos no Senhor! Somos vencedores… sempre… seja qual for a circunstância!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ainda que a figueira não floresça...


AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA...

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira, e ainda que os campos não produzam mantimento; todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18) Esse versículo da Palavra, que está no livro de Habacuque, nos traz o segredo da alegria, mesmo nos dias de lutas e dificuldades. Afinal, dias de escassez, seja ela material, espiritual ou emocional, são comuns na vida de qualquer cristão.

O que o profeta quer ensinar é que, mesmo nos dias em que tudo dá errado, e nada daquilo que esperávamos acontecer, acontece, mesmo nessa situação pode haver motivo de alegria e esperança. Talvez, hoje pareça um dia assim. Você ainda não encontrou o melhor emprego? As dívidas continuam se acumulando? O aluguel venceu? O marido saiu de casa?

Então hoje pode estar sendo um dia difícil para você. Mas a oração de do profeta Habacuque demonstra que ele enfrentava um grande problema. Só que a fé e a certeza daquele homem são um grande exemplo para todos nós.

Ainda que tudo parecesse perdido, e ainda que faltasse o mantimento mais básico, ele tinha a certeza de que Deus não o havia abandonado. Dizia: “Aconteça o que acontecer, eu me alegrarei no Deus da minha Salvação, que ainda me fará andar sobre os lugares altos.”

Mesmo que a sua figueira demore um pouco a florescer, alegre-se em Deus, o Deus da sua salvação, porque a alegria do Senhor é a tua força. Creia nisso!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

conquistando o impossível

ORAÇÃO DA SERENIDADE

ORAÇÃO DA SERENIDADE


"Concedei-me Senhor,
SERENIDADE para aceitar as coisas que não posso modificar,
CORAGEM para modificar o que posso,
e SABEDORIA para distinguir umas das outras”.


ORAÇÃO DA SERENIDADE COMENTADA


1) ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR.

São muitas as coisas que não posso modificar: o passado, o futuro e outras pessoas. Preciso aceitar o fato de que posso ser atenciosa e bondosa com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes está reservado estar aqui na TERRA. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância.
Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes qual é a melhor forma...(A MINHA).

A quem posso eu mudar? A MIM MESMA.

2) CORAGEM PARA MUDAR AQUELAS QUE POSSO.

Isto é, mudar minha maneira de ser. Ó Senhor! Permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessada em seus problemas, ao invés de ignorá-los. Devo ser afetuosa com os outros, ao invés de mostrar-me fria e insensível. Permita Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em minha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todos estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.


3) SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS.

Se vejo coisas que não gosto, é hora de examinar a MIM MESMA: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas. Examinemos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar minha maneira de pensar, atuar e agir. Então a resposta
à minha Oração é:

DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMA.