O AMOR nunca acaba...

O Amor nunca acaba … nunca deixa de existir!!!“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, ele não é orgulhoso. Não é rude, não é egoísta, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. “ 1 Coríntios 13:4-7

O apóstolo Paulo foi muito claro e conciso, sempre que ele escreveu para a Igreja. Não é à toa que ele escreveu a maior parte do Novo Testamento, considerando-se sua eloquência e habilidade com a conceitos teológicos. E 1 Coríntios 13 não é excepção. Paulo mostra a natureza do amor em tantos detalhes que, depois de estudar esse assunto, seria difícil não notá-lo quando encontrá-la.

Em primeiro lugar, Paulo diz que “o amor é paciente.” Mas se olharmos para o original em grego que Paulo escreveu, encontramos o verdadeiro significado da palavra. Makrothumeo significa literalmente “para não perder o coração” ou “ser paciente e suportar as ofensas e injúrias dos outros.” Esta questão está intimamente ligada com os ensinamentos de Jesus sobre a perseguição. Muitos de nós vai se lembrar suas palavras: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos ofendeu”, “Bem-aventurados sois vós, quando as pessoas vos injuriarem e disserem todo o mal contra vós, falsamente por minha causa” e “E Se um homem fere-lhe a face, oferece-lhe a outra. “O amor que Deus dá para nós não é apenas um dom a ser compartilhado, mas um reforço conforto para os crentes em Cristo.

Em seguida, Paulo diz que “o amor é bondoso.” Esta é outra palavra que perdeu o seu pleno significado. No grego, no entanto, ele fala uma mensagem do poder. Chresteuomai implica a ação de bondade, não um sentimento ou uma comunicação de simpatia. Assim, o amor de Cristo se manifesta na ação. Isto está de acordo com 1 João 4:9-10 [NVI], que diz: “o amor de Deus se manifestou em relação a nós, que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas que Ele nos amou e enviou Seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. “

As próximas três características do amor estão intimamente ligadas: “ele não inveja, não se glorie. Não é orgulhoso … ” Quando se tem o amor ágape de Deus, nós nem cobiçar o que os outros nem nos gabar de que temos sido fornecidos com pelo nosso Senhor. Para que o amor é para ser o conteúdo. A palavra “orgulho”, nesta passagem, significa literalmente “inchado”. A maioria todo mundo já ouviu falar ou ler sobre criaturas exóticas do oceano. Entre eles está o que é comumente conhecido como um baiacu. “Este ser aquático, quando ameaçado por inimigos, libera gases determinados dentro de seu corpo que inflam-lo para um tamanho um pouco grande, quando comparado à sua forma normal. O orgulho é a mesma coisa, embora por vezes não é usado para ameaçar inimigos, mas para atrair a atenção dos outros. O amor de Deus trabalhando em nós, não é orgulhoso.

Da mesma forma, os três seguem também formam uma tríade: “não é rude, ele não é auto-seeking. Não se irrita facilmente … “O original grego para” rude “, na verdade refere-se a agir” imprópria “ou” indecente “. O que Paulo fez a lista é um oposto adequado de bondade. Quando a bondade foi listada como uma ação manifesta o amor de Cristo. Essa grosseria é uma ação que não se manifesta por ele. Self-seeking também é semelhante, porque se opõe diretamente ao contentamento temos analisadas anteriormente. A frase traduz em grego significa “procura seu próprio caminho.” O amor não se impõe sobre os outros. Devido a isso, não permitir-se ser aplicada por responder com raiva.

“Amor … não mantém nenhum registro dos erros.” Provavelmente o melhor exemplo vem de nosso próprio Salvador. O Evangelho de Mateus, no capítulo 18 nos diz (vers. 21-22), “Então Pedro veio a Jesus e perguntou:” Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “Jesus respondeu:” Eu vos digo, não sete vezes, mas setenta vezes sete. “Agora, eu não sei sobre você, mas sete sons como o suficiente para mim! No entanto, o que Jesus disse? Perdoe-o: “Setenta vezes sete.” Na cultura judaica, o número sete é muito significativo, para uma variedade de razões – uma delas é que representa a completude ou satisfação. Então, o que Jesus quis dizer ao afirmar (setenta e sete ou setenta vezes sete) é basicamente o nosso equivalente do infinito! Verdadeiramente, o amor-caridade nos obriga a “perdoar e esquecer”.

As próximas duas características nos dizer algo da natureza do amor que está para além de nossas ações e pensamentos: “O amor não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade.” Nesta longa lista de idéias, esses dois são muito originais porque trair o valor central da ágape: ele não tem parte com o mal e está inseparavelmente ligado com a Verdade. De fato, a Bíblia nos diz que “Deus é amor.” Jesus também fez a declaração: “Eu sou o Caminho, a Verdade ea Vida.” Não só o amor se alegrar na verdade, mas o amor é verdade.

Por: Pastor Derville