Se não desistimos...


“Não vos enganeis, de Deus não se zomba. Cada um colhe o que semeia. O que semeia para agradar a sua natureza pecaminosa, da mesma natureza colherá destruição; o que semeia para agradar ao Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque ao seu tempo devido colheremos se não desfalecermos” Gálatas 6:7-9

Se não desfalecermos…

Um grande abraço… depois de alguns meses de silencio. Hoje quero lhe animar,já que tal vez você tenha chegado aqui buscando uma palavra de alento em meio ao deserto que está vivendo e por isso, desejo que esta palavra seja como uma gota de água na sua boca sedenta. Assim é a Palavra de Deus, que nos consola, nos exorta e nos inspira a seguir a jornada que Deus nos preparou.

O caminho da restauração é uma jornada dura. É necessário muito tempo, paciência, e também uma total dependência de Deus enquanto o processo se completa.

O problema é que às vezes, no meio do caminho, nos desanimamos. Principalmente quando as circunstâncias que nos rodeiam parecem caminhar em um rumo oposto ao que nos foi prometido e cujo fim é a restauração.

Naqueles momentos, pensamos que nossas orações estão sendo em vão e pensamos em desistir.

E aí, quando deixamos de orar, de clamar e de pedir a Deus sua fortaleza e sua direção, começamos a reagir de maneira egoísta novamente, como alguém que perdeu a esperança... Perdemos de vista o milagre e nos deixamos controlar pelo ressentimento, o egoísmo, a raiva, etc... Todos esses sentimentos que estavam em nosso coração, mas que tinham sido crucificados diariamente em Cristo.

Por isso me parece tão oportuna esta exortação e promessa de Deus que diz: “Não se canse porque em breve colherá”.

Quantas vezes paramos de andar e declaramos: É que estou cansada! Não sei se agüento mais! E é verdade, somos humanas, somos fracas, somos vulneráveis, mas por trás dessa persistência há uma recompensa, E essa recompensa é uma colheita cheia de frutos apassiveis de justiça. São frutos de paz, de harmonia, de restauração. E é isso o que desejamos, é isso o que buscamos.

Perseverar é uma virtude que somente se prova em tempos de tribulação. Não há como saber, se somos realmente perseverantes, a menos que estejamos passando por um tempo de provação, onde permanecer firmes seja a única forma de sair vitoriosos dela. E claro que não é fácil perseverar! É a decisão firme de continuar caminhando, apesar das circunstâncias adversas.


Essa decisão firme está fundamentada em uma convicção. E qual será a nossa? A convicção de que Aquele que nos prometeu a restauração estará conosco em cada momento da jornada e não nos abandonará. Ele nos dará as forças que hoje nos faltam para prosseguir. Ele nos dará a sabedoria que hoje precisamos para administrar esta situação crítica.


Não desfaleça! Não se canse! Não pare antes de terminar seu caminho! Não desanime! Cada vez que olha para as circunstancias, volta a colocar seu olhar no finito, naquilo que não permanece, naquilo que muda constantemente, e que por isso mesmo não te traz nenhuma segurança.

As circunstâncias são passageiras... Amanhã tudo será diferente. Acredite em Deus! Ele te promete paz no meio da tempestade. Ele te oferece fortaleza para o tempo de angustia e já colocou à sua disposição a sabedoria que você precisa para saber o que fazer. Segure-se firmemente a Ele e somente a Ele. Passe mais tempo na sua presença e verá que achará consolo e ajuda.

“Porque vos é necessária a paciência, para que tendo feito a vontade de Deus, obtenhais a promessa. Porque ainda um pouquinho, e o que há de vir virá, e não demorará” (Hebreus 10: 36-37)


Por isso, tenha paciência. Segure-se no Senhor e faça Sua Vontade. Deixe-se guiar por Ele e não pelas suas emoções passageiras e traiçoeiras que mudam de acordo às circunstâncias. Firme-se na promessa que Ele lhe dá de que não demorará a se cumprir a promessa, se acaso você permanecer fazendo a Vontade do Senhor. Ele nunca te abandonará, nem te deixará,


E tal como diz o profeta: “Mesmo que demore... espere-a, pois sem dúvida virá, não demorará” (Habacuque 2:3)

Andreza