quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alegria no Sofrimento!

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Romanos 5.3-4

Cristãos comprometidos com a obra missionária devem ter a consciência de que passarão por dificuldades, provações e sofrimentos. Isto não é algo que pode acontecer, mas que irá acontecer conforme alertado pelo próprio Senhor Jesus. E a forma como irão lidar com as situações adversas refletirá diretamente no seu ministério.

Através das cartas de Paulo podemos aprender um pouco como este apóstolo lidou com o sofrimento. Vemos em sua carta aos Romanos (versículo citado acima) que seu primeiro passo diante do sofrimento é se alegrar e as próximas palavras demonstram como esta atitude resulta em uma seqüência que levará à esperança.

Paulo entende que sofrer por identificar-se como um discípulo de Jesus é um privilégio e nisto ele se alegra. Em sua carta aos Filipenses o apóstolo relata: “Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele” (Filipenses 1.29).

Mais uma vez, agora na carta aos Coríntios ele diz: “Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2 Coríntios 12.10). Em um primeiro momento, alegrar-se no sofrimento, pode parecer loucura ou insensatez, mas continuando no mesmo versículo ele dá a razão de sua alegria em meio as dificuldades que passava. Paulo sabia que em sua fraqueza, em meio aos insultos, durante os sofrimentos, rodeado por perseguições ele receberia a força de Cristo e somente assim poderia sair vitorioso pela tribulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário