terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quando finda a provação

Texto: 2Rs 25:26-30



“Depois disso sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e sete do décimo segundo mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em que começou a reinar, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão;

e lhe falou benignamente, e pôs o seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em Babilônia.

Também lhe fez mudar as vestes de prisão; e ele comeu da mesa real todos os dias da sua vida.

E, quanto à sua subsistência, esta lhe foi dada de contínuo pelo rei, a porção de cada dia no seu dia, todos os dias da sua vida”. (2 Reis 25:27,28,19,30)

“A trajetória do reinado do rei Joaquim, rei de Judá, foi curta, reinou apenas três meses em Jerusalém e foi levado cativo para Babilônia de Nabucodonosor.

Ele viveu em um tempo difícil, de grandes tragédias em sua nação e em família, não obstante, ser descendente de reis. Seu pai Jeoaquim foi morto e a nação de Judá, quase toda, foi levada cativa para Babilônia, por Nabucodonosor, que reinou de 605 a.C. a 562 a.C”. ( Francisco Nascimento)

Imagine um rei sem vestes reais, sem coroa. Vestido com vestes de humilhação. Um rei sem banquete. Sem honra.

Este era Joaquim.

Ninguém pode supor da vida ou do futuro de alguém porque não sabe o que Deus permitirá para o futuro. Amargas provações passou o rei Joaquim. Ninguém escapa da mão do Senhor. Mas da mesma forma, quando Deus quer abençoar alguém ,ninguém pode impedir.

E chegou o tempo da virada na vida de Joaquim. Lembrou-se dele o Senhor Deus. E o tempo da provação havia acabado. Deus tem suas próprias estratégias para cumprir sua vontade. Suscitou Deus o rei Evil- Merodaque e através desta vida , Deus exaltou Joaquim.

“Também lhe fez mudar as vestes de prisão; e ele comeu da mesa real todos os dias da sua vida”.

Mudou o Senhor as vestes de Joaquim e trocou as vestes de humilhação pelas vestes reais. E ele comeu da mesa real todos os dias de sua vida.

Por mais difícil que seja esta provação, esta humilhação. Saiba que você tem um Deus que age por ti. Um Deus que muda as vestes de humilhação por vestes reais. O Deus da provisão entrará com provisões nesta área. Amém?

Quem disse que você vai continuar assim por toda a vida? Quem ordenou cárcere eterno na sua vida? Ninguém pode anular o que Deus já decretou. E ele já decretou vitória para sua vida. Suas vestes irão mudar em breve. E você passará a comer na mesa real todos os dias de sua vida. Aleluia! É benção meu irmão! É benção minha irmã! Ninguém pode impedir a ação de Deus!

2 comentários:

  1. Obrigado minha amiga por estas palavras,que Senhor continuei te usando.

    ResponderExcluir
  2. estava preparando uma pregação em cima do livro de ester e me deu vontade de pesquisar sobre joaquim e a sua mudança de vestes foi edificante esse estudo e pude entender que a mudança das vestes de ester era necessario p que ela se assentasse na mesa do rei assuero era na mesa que deus iria virar o cativeiro,,fq na paz!

    ResponderExcluir